sexta-feira, 1 de julho de 2011

E a festa começou

As primeiras imagens revelam que é grande a expectativa do público com relação às atrações prometidas pela organização para os seis dias de festa

Os primeiros momentos da Expo Itaguaí já revelaram, na noite desta quinta-feira (30), a ansiedade com que o público aguardava pelas atrações prometidas nos últimos dias pelos organizadores do megaevento. Antes mesmo dos portões serem abertos, já era significativo o número de pessoas circulando pelas imediações dos portões de entrada. O clima relativamente fio da noite de ontem contribuíam para o clima da festa, que empresta dos festejos juninos a proximidade da data.

Pelo que se viu, ficou claro que muita animação vai marcar os seis dias de festa, com shows musicais, atrações do rodeio, barracas de comidas típicas e tudo o mais que a ampla programação oferece. Um capítulo à parte é a área rural, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, sempre atraindo muitos curiosos. O órgão anuncia para o dia do aniversário da cidade, a terça-feira (5), uma série de inaugurações relativas aos projetos que são ali desenvolvidos. Abaixo você confere algumas imagens dos primeiros momentos da festa que vai tomar conta da cidade e região nos próximos dias.

Gente de todas as idades marca presença na festa, que reúne desde jovens descolados até as famílias tradicionais. Que não perdem a oportunidade de confraternizar nas barracas de comidas típicas e nos tradicionais e sempre concorridos parques de diversões. Considerada uma das mais grandiosas manifestações do gênero em toda a região, a Expo atrai um público oriundo de diversas regiões, motivando até mesmo a organização de caravanas e a montagem de esquemas especiais de transporte para dar conta do vai e vem do público. 

Conscientização e oportunidade durante a Expo 2011

Catadores cadastrados no projeto Coleta Seletiva Solidária vão atuar na área da Expo durante todos os dias de festa

O projeto Coleta Seletiva Solidária, concebido em Itaguaí pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca com o objetivo de mudar a realidade de pessoas que tiram do lixo o seu meio de sustento, terá destaque durante a Expo 2011, já que cerca de 24 catadores, que antes faziam a coleta de lixo de forma desordenada e sem nenhuma segurança pessoal, foram cadastrados e capacitados para participar do projeto-piloto.

Segundo a coordenadora Ivana Couto, todos os cadastrados no projeto receberam uniforme, luvas, botas e foram qualificados, permitindo que a atividade exercida por eles seja formalizada através de organização de cooperativas. Ivana diz que o projeto foi tão bem aceito em Itaguaí, que durante os dias da Expo, os catadores vão atuar. "Todos os barraqueiros serão conscientizados sobre o projeto e receberão sacos apropriados para separar o lixo, que em seguida será recolhido pelos catadores cadastrados", explica.

Além de uniformes e material de segurança pessoal, ontem os catadores cadastrados receberam carrinhos padronizados para auxiliar na hora da coleta.

Para o catador Flávio Ribeiro, de 77 anos, que viveu boa parte da vida fazendo coleta de lixo pelas ruas de Itaguaí, a ideia é muito bem vinda, pois valoriza o seu trabalho. "Eu estou gostando muito. Antes eu não era valorizado no meu trabalho; agora, tenho até crachá e uniforme", comemora Flávio.

Outro que também se diz muito satisfeito é João Batista, de 50 anos. Ele acha o projeto muito importante em sua vida e garante que já está sendo beneficiado. "Aqui eu tenho muitos benefícios e quando chego às casas cadastradas o lixo já está separado; não preciso mais ficar revirando o lixo pela cidade", diz João, que aproveitou para sugerir à população que crie o hábito de separar seu lixo de maneira ordenada.

Ivana Couto adianta que os catadores e moradores que queiram se cadastrar no projeto Coleta Seletiva Solidária durante a Expo podem procurar um stand em que uma equipe vai atuar dando orientações e fazendo o cadastro. 


Expo Itaguaí promete reunir multidão com show de Luan Santana e Alexandre Pires


Alô, galera de caubói: está aberta a 18ª Expo Itaguaí,uma festa do interior para peão nenhum botar defeito. Até terça-feira, a diversão é garantida para a turma do chapéu, com um detalhe que faz toda a diferença: a entrada é gratuita e os leitores de O DIA podem concorrer a uma vaga na área vip, bem pertinho do palco principal.  Os 25 primeiros leitores que ligarem para 2461-2004 hoje, a partir das 13h, ganham dois ingressos para a área VIP em frente ao palco.

Tem atração que não acaba mais. Hoje, o grupo Pixote faz o show, mas a festa continua nos próximos dias, com apresentações de Alexandre Pires (segunda) e Cidade Negra (sábado), das bandas Cheiro de Amor e Monobloco (domingo). Para fechar o evento, no dia em que a cidade comemora 193 anos, o convidado especial é Luan Santana.


“Será uma grande festa, com muita música sertaneja para Itaguaí curtir esta data”, garante o cantor, afirmando que a apresentação será inesquecível. “Estamos viajando com o novo show, que tem um cenário parecido com o que usamos na gravação do DVD ‘Ao Vivo no Rio’. Terá fire ball, jatos de CO2, fogos e muitas novidades com inovações tecnológicas”, avisa o moço, que se apresenta no palco principal. Antes das atrações mais esperadas, tendas com músicas de diversos gêneros, como forró, MPB e eletrônica, agitam o público.


Exposições de animais e de artesanato, cursos e palestras também fazem parte da Expo Itaguaí. Os rodeios — marca registrada desse tipo de evento — são apresentados pela Cia de Rodeio Marca 70.


“Nossa média de público nos últimos anos foi de 65 mil pessoas ao dia. Recebemos muita gente do Sul do estado, da região serrana e da Zona Oeste”, comemora um dos organizadores do evento e secretário de Agricultura do município, Jaílson Barbosa Coelho. “A festa, realizada há 18 anos, ajuda a resgatar essa cultura, espalhada por todo o Brasil. São mais de 2 mil rodeios por ano do norte ao sul do País”, completa ele.


Toni Garrido, vocalista do Cidade Negra, conhece bem o ambiente dos caubóis. “Já tocamos em vários rodeios e posso dizer que são bem diferentes dependendo da região. Acho isso sensacional, nos permite tocar para um público sempre muito grande, parcialmente rural e urbano”, considera ele, que promete novidades para a apresentação. “Sentimos que os fãs gostam de cantar as nossas canções e, graças a Deus, temos muitas músicas ao longo desses 20 anos de carreira. Mas também vamos apresentar novidades do novo CD, que sai no próximo mês”, avisa.


Na festa, há espaço garantido para o axé baiano da Banda Cheiro de Amor e a batucada do Monobloco, que se apresentam no domingo. “Acho ótimo a diversidade de ritmos em festas de rodeio. Nosso país é rico de muitas culturas e estilos musicais”, defende Alinne Rosa, vocalista do Cheiro de Amor.


Celso Alvim, maestro de bateria do Monobloco, reforça: “É uma característica do brasileiro, viva a mistura. Rodamos o Brasil, tocando em todo tipo de evento. Sempre tem espaço pra nossa batucada”, comemora ele, que garante no repertório da apresentação uma homenagem à Mocidade, com sambas clássicos e um especial de Alcione: ‘Não Deixe o Samba Morrer’.


O roteirov da festa de caubói


XVIII EXPO ITAGUAÍ. Rua do Trapiche, Centro, Itaguaí (2688-1884). De hoje a terça-feira, a partir das 19h. Entrada franca. Livre (menores precisam estar acompanhados de um responsável).


COMO CHEGAR. Seguir pela Avenida Brasil. Após passar pelo Hipermercado Extra, virar à direita pela rodovia Rio-Santos e seguir por 10 km até o trevo de Itaguaí.


TENDAS

Tenda do Forró Brasil: 19h
Tenda Eletrônica: 23h
Tenda MPB: 19h

RODEIOS

Queima de fogos: 20h
Berranteiros: 20h
Montaria: 21h
Montaria em touros: 22h

SHOWS.

Acontecem sempre às 22h. O grupo paulista Pixote se apresenta hoje, com o melhor do pagode. No repertório, sucessos antigos, como ‘Insegurança’, e músicas recentes, como ‘Recado das Estrelas’. Com mais de 20 anos de carreira, o Cidade Negra se apresenta amanhã. Já o Monobloco e a Banda Cheiro de Amor animam o domingo. O grupo carioca faz uma homenagem à Mocidade Independente de Padre Miguel, com sambas clássicos. Depois, os baianos invadem o palco com seu axé. Segunda-feira é dia de Alexandre Pires. Em turnê com o show ‘Mais Além ao Vivo’, o cantor promete interpretar clássicos como ‘Essa Tal Liberdade’ e ‘Depois do Prazer’, da época do Só Pra Contrariar, e novos hits, caso de ‘Sissi’, que está sendo tocada nas rádios.

CAMAROTES.

Para quem quiser curtir o show na área VIP, o evento disponibiliza dois camarotes, que são pagos. Os preços são R$ 20 (feminino) e R$ 35 (masculino), com bufet liberado (a bebida não está incluída).

Show: Ludimila Feber - 30/06

O APRESENTADOR DA FESTA MARCOS PAULO CONDUZIU A NOITE QUE TEVE VARIOS ARTISTAS LOCAIS ANTES DO SHOW DA NOITE.
GRANDES APRESENTAÇÕES TAMBÉM MARCARAM A NOITE,MAS O MEGA SHOW FICO POR CONTA DA PASTORA LUDIMILA FEBER.
A NOITE DE 30/06,FICARÁ MARCADA NA VIDA DE TODA ITAGUAI.
A CANTORA LUDIMILA FEBER SUBIU AO PALCO EXATAMENTE AS 23HRS E 25MIN , COM A MUSICA "NUNCA PARE DE LUTAR",A POPULAÇÃO EM RESPOSTA CANTOU JUNTOU COM A PASTORA QUE MINISTROU UM VERDADEIRO CULTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO NA CIDADE.
EM SEGUIDA A PASTORA CANTOU A MUSICA " RECEBE A CURA" ,O SHOW QUE TERMINOU AS 00HRS E 30MIN TEVE A SEGUINTE FALA FINAL "ABRACE SEU IRMÃO E DIGA, ESSE É O ABRAÇO QUE A PASTORA LUDIMILA GOSTARIA DE DAR A CADA UM DE VOCÊ".