Itaguai


ITAGUAÍ - HISTÓRIA
Conheça um pouco da nossa história
Vila    Cidade    Geografia    Economia    Cultura
Itaguaí é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, localizado a 73 km da capital.
História
Itaguaí foi fundada em meados do século XVII com a migração dos índios da ilha Jaguaramenon para o Morro da Cabeça Seca atraídos pelo governo Martim de Sá que pretendia criar um entreposto na região
Com o tempo os missionários se mudaram para a Fazenda Santa Cruz e deixaram o povoamento indígena, que se intitulou Itaguaí (Água amarela em Tupi), por causa das barrentas águas dos rios da região compreendida entre os atuais rios Itaguaí e Itingussu.
A tribo dos Y-tingas se desenvolveu e prosperou e passou a rechaçar a colonização dos jesuítas o que produziu vários conflitos. Num deles um pequeno índio de 10 anos foi ferido e pego pelos portugueses sendo batizado com o nome de José Pires Tavares.
Tavares cresceu entre os colonos mas sempre pensou em defender seu povo, quando fez 30 anos, já casado com uma índia, embarcou rumo a Portugal buscando uma carta de proteção para aldeia Y-tinga junto à Coroa Portuguesa, foi recebido no Paço-Real pela rainha Dona Maria I.
Os colonos sabendo da alta chance do indígena conseguir tal proteção não perderam tempo, atacaram a aldeia durante sua viagem, não poupando nem sexo nem idade, todos os sobreviventes foram amarrados a barcos com furos e lançados ao mar, morrendo todos afogados.
Quando José Tavares retornou de Portugal com a carta de proteção não havia mais o que ser protegido, a tribo dos Y-tinga estava permanentemente extinta.
MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ
Aniversário 5 de Julho
Fundação 1818
Gentílico itaguaiense
Prefeito LUCIANO MOTA
 
Localização
Estado Rio de Janeiro
Mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro
Microrregião Itaguaí
Municípios limítrofes Mangaratiba, Paracambi, Piraí, Rio Claro, Rio de Janeiro e Seropédica
Distância até a capital 73 quilômetros
 
Características geográficas
Área 271,563 km²
População 120.000 hab.
Densidade 368,2 hab./km²
Altitude 13 metros
Fuso horário UTC -3
 
Vila de Itaguaí
Após a barbárie, foi fundada pelos colonos a Vila de Itaguaí, que passou a ser uma rota de viagem padrão para os viajantes para São Paulo e para as Minas Gerais, na chamada Rota do Ouro devido ao terreno pouco acidentado e transitável durante todo o ano, com poucos alagadiços e com bastante água para os animais.
No século XVIII, na famosa viagem onde seria dado o Grito de Independência do Brasil Dom Pedro I parou na vila para alimentar e saciar seus cavalos no chafariz da cidade, atualmente tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.
[topo]
Cidade de Itaguaí
Depois da Independência do Brasil, Itaguaí desenvolveu a sua agricultura sendo em tempos diversos o maior produtor de milho, quiabo, goiaba, laranja e banana do Brasil.
Recebeu inicialmente o uso de trabalho escravo de negros, que foi gradualmente substituído por mão de obra estrangeira, mais especificamente de japoneses e em menor número de alemães.
Ainda hoje é uma das maiores colônias japonesas do estado do Rio de janeiro.
Até a década de 50, a má admistração pública, gerou diversos problemas sociais, surtos recorrentes de malária, cólera e outras doenças erradicadas das cidades vizinhas deu uma má-fama a cidade que ganhou o apelido de "Município Abandonado".
A partir dos anos 50 a cidade começou a se industrializar, com a construção de fábricas com a Ingá (zinco) Nuclep (material termonuclear) e de outras empresas na Zona Industrial de Santa Cruz.
Em 1969 o distrito de Paracambi foi emancipado da cidade e em 1997 o distrito de Seropédica também se separou. Muitas partes do município também foram perdidos para Mangaratiba e para o Rio de Janeiro sendo este último um caso especial.
A divisa entre Rio de Janeiro e Itaguaí era determinada pelo curso do Rio da Guarda, quando a Zona Industrial foi aprovada para a região na margem do rio pertencente a Itaguaí , a prefeitura do Rio de Janeiro mudou o curso do rio, incluindo a área em seu município. Na história recente são destaques a construção do Porto de Sepetiba e os problemas advindos da fábrica do Ingá, cujos dejetos químicos abandonados estão causando graves problemas ecológicos.
[topo]
Geografia
Localiza-se a uma latitude 22º51'08" sul e a uma longitude 43º46'31" oeste, estando a uma altitude de 13 metros. Sua população estimada em 2005 era de 93 662 habitantes.
Faz parte das regiões da Baixada Fluminense e da Costa Verde
Distritos: Ibituporanga e Itaguaí (sede).
Possui uma área de 277,6 km².
[topo]
Economia
O município de Itaguaí tem uma economia dupla atualmente: Por um lado é um dos municípios mais pobres e com menor nível de capacitação profissional da Região Metropolitana do Rio de Janeiro - funcionando como cidade dormitório para pessoas que trabalham nos municípios vizinhos. Por outro, tem a economia pulsante do Porto de Itaguaí que tende a ser o maior agregador econômico e de empregos da região num futuro bem próximo.
Recentemente foi anunciada a construção de um Pólo Siderúrgico na cidade, composto principalmente pela Companhia Siderúrgica do Atlântico situada na cidade pela facilidade de escoamento pelo porto.
Uma série de outras indústrias do ramo de siderurgia vão ser desenvolvidas na região.
[topo]
Cultura
Itaguaí é citada em muitas obras da literatura brasileira, sendo a mais conhecida, e quase um dos símbolos da cidade o livro "O alienista" de Machado de Assis onde a Vila de Itaguaí é o lar do Doutor Simão Bacamarte, apresentado, na obra, como filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil e que, através de métodos pouco ortodoxos e com o pré-suposto de curar os loucos da cidade, termina por aprisionar a quase todos dela em sua Casa Verde o manicômio da cidade.
A escola de música Y-tinga é uma das poucas escolas públicas de música gratuitas no brasil, sendo referência em todo estado na educação musical de adolescentes e crianças.
Durante a semana do dia 5 de julho Há a Expo de Itaguaí, Um misto de feira agropecuária e festividade popular onde se apresentam artistas nacionalmente famosos e são recebidas caravanas de diversas cidades vizinhas.
[topo]
Outros detalhes
Aniversário do Município: 5 de julho.
Municípios Limítrofes: Mangaratiba, Rio Claro, Piraí, Paracambi, Seropédica e Rio de Janeiro.
Principal Rio: Itaguaí.
Atividades Econômicas: Agropecuária, Pesca, Portuária, Indústria e Comércio.
Padroeiro: São Francisco Xavier.
Gentílico: Itaguaiense.