sexta-feira, 1 de julho de 2011

Conscientização e oportunidade durante a Expo 2011

Catadores cadastrados no projeto Coleta Seletiva Solidária vão atuar na área da Expo durante todos os dias de festa

O projeto Coleta Seletiva Solidária, concebido em Itaguaí pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca com o objetivo de mudar a realidade de pessoas que tiram do lixo o seu meio de sustento, terá destaque durante a Expo 2011, já que cerca de 24 catadores, que antes faziam a coleta de lixo de forma desordenada e sem nenhuma segurança pessoal, foram cadastrados e capacitados para participar do projeto-piloto.

Segundo a coordenadora Ivana Couto, todos os cadastrados no projeto receberam uniforme, luvas, botas e foram qualificados, permitindo que a atividade exercida por eles seja formalizada através de organização de cooperativas. Ivana diz que o projeto foi tão bem aceito em Itaguaí, que durante os dias da Expo, os catadores vão atuar. "Todos os barraqueiros serão conscientizados sobre o projeto e receberão sacos apropriados para separar o lixo, que em seguida será recolhido pelos catadores cadastrados", explica.

Além de uniformes e material de segurança pessoal, ontem os catadores cadastrados receberam carrinhos padronizados para auxiliar na hora da coleta.

Para o catador Flávio Ribeiro, de 77 anos, que viveu boa parte da vida fazendo coleta de lixo pelas ruas de Itaguaí, a ideia é muito bem vinda, pois valoriza o seu trabalho. "Eu estou gostando muito. Antes eu não era valorizado no meu trabalho; agora, tenho até crachá e uniforme", comemora Flávio.

Outro que também se diz muito satisfeito é João Batista, de 50 anos. Ele acha o projeto muito importante em sua vida e garante que já está sendo beneficiado. "Aqui eu tenho muitos benefícios e quando chego às casas cadastradas o lixo já está separado; não preciso mais ficar revirando o lixo pela cidade", diz João, que aproveitou para sugerir à população que crie o hábito de separar seu lixo de maneira ordenada.

Ivana Couto adianta que os catadores e moradores que queiram se cadastrar no projeto Coleta Seletiva Solidária durante a Expo podem procurar um stand em que uma equipe vai atuar dando orientações e fazendo o cadastro. 


Nenhum comentário: