terça-feira, 5 de junho de 2012

NX Zero - 07/08



Na apresentação da última música do projeto comemorativo de 10 anos – “Multishow Ao Vivo – NXZero 10 Anos”, que o Multishow exibiu com exclusividade dia 23 de agosto, às 19h – o vocalista Di Ferrero anuncia: “As coisas passam muito rapidamente. Lembro que até outro dia a gente estava no Hangar (110, casa de shows de punk e rock tradicional de São Paulo), tocando com outras bandas, eu ia lá vender camiseta depois dos shows. Tinha lá umas 15, 20 pessoas, que eram nosso público. E agora estamos aqui, e é o dia mais feliz de minha vida”. Na sequência o grupo toca “Razões e Emoções”, o primeiro sucesso estrondoso do NXZero, do disco homônimo de 2006.
De lá para cá, uma carreira que pode ser resumida em números impressionantes – VMBs, principal prêmio da MTV? Eles abocanharam sete. Prêmio Multishow de Música Brasileira? Cinco. Centenas de milhares de cópias de seus quatro CDs por gravadoras e quatro DVDs? Bingo. Grammy? Sim.
Mas não é isso que fica para os músicos quando começam a falar dessa primeira década de carreira deles. “Quero tocar até o fim da vida com o NXZero. Posso dizer que os momentos mais felizes da minha vida são quando os cinco se encontram”, afirma o guitarrista Gee Rocha. Apesar de dispensarem apresentação, é elegante nomear os outros quatro: Di Ferrero (vocalista), Dani Weksler (bateria), Caco Grandino (baixo) e Fi Duarte (guitarra). Pergunto ao guitarrista qual ele considera o momento mais importante do grupo nesses 10 anos. “Quando assinamos com o Rick (Bonadio, produtor e dono do Midas Music e Arsenal Eventos, em 2005), nossa vida mudou. Expandir o nosso som para o Brasil inteiro fez toda diferença”, conta o guitarrista.
A diferença é do primeiro disco, “Diálogo”, de 2004, independente, e o trabalho que leva o nome da banda, de 2006, que trouxe os sucessos “Além de Mim” e “Razões e Emoções”. Na esteira, além dos prêmios já citados, o título de melhor grupo de 2007 do programa Domingão do Faustão.
O ano seguinte foi embalado pelo disco “Agora”, que teve outros sucessos mega, como “Cedo ou Tarde”, composta por Di e Gee para o pai do último, falecido durante assalto quando ele ainda era garoto.
Nos anos seguintes, outros dois trabalhos, “Sete Chaves” (2009) e “Projeto Paralelo” (2010). Este último deu uma guinada no som da banda, quando ousaram misturar o rock que os projetou à eletrônica e música negra, com convidados como Emicida, Rincón Sapiência, Chorão, Rappin Hood, Kamau, Negra Li, Xis, Marcelo D2, Mi (Glória) e Gabriel o Pensador. Além de gringos como Smoke Thugs, Aggro Santos, Freddy Gibbs, Kurupt, YoYo, Divinity Roxx e Smoke. Sem contar P.MC, Flora Matos, Freddie Gibs, Kamau, Marcelinho, DJ King, Smoke, Strong Arm e DJ Asma.
A chave de ouro da primeira década da banda é o registro ao vivo para Multishow “Multishow ao Vivo – NXZero 10 Anos”, que faz par nas prateleiras de DVD com os registros de “MTV ao Vivo – 5 Bandas de Rock” (2007), “62 Mil Horas Até Aqui” (2008) e os registros em vídeo dos discos de 2009 e 2010. Agora pense que tudo isso aconteceu, basicamente, em seis desses 10 anos e a única conclusão é que estes foram vividos a 200 km/h.
“A gente se abraçou antes de entrar no palco (na noite de gravação do DVD comemorativo de 10 anos) e foi um dos momentos mais difíceis da nossa trajetória. Foi muito difícil subir ao palco. Passou tudo pela minha cabeça, quando entramos para uma gravadora, os momentos complicados, tudo”, conta Gee.
“Mas sei que quando tivermos nossos 50, 60 anos, vamos olhar para esse DVD e para esses anos e vamos ter muito orgulho da família que montamos. Não só os cinco da banda, mas a equipe toda, todo mundo que trabalha com a gente, os amigos e os fãs.” Nem cedo nem tarde, Gee, Di, Dani, Fi e Caco. Os 14 parágrafos anteriores dão mais que motivos para orgulho imediato.

Nenhum comentário: